quarta-feira, 30 de março de 2011

Bets



Bom deus como esse jogo era legal, ele conseguiria ganhar de futijolo, policia e ladrão, passou-levou, e burquinha todos combinados. Poucas sensações se comparavam a aquela de quando você rebatia aquela bolinha para alem do quarteirão, e corria com toda sua vontade, mais feliz que pinto no lixo, pra cruza os bets...ahhhh minha infância que saudades.O nome dessa oitava maravilha podia variar bastante, bets, bete-ombro, taco, eram muito comuns, porém na minha cidade ela recebia outra nominação aparentemente única, Lesca. Ninguém na faculdade sabia do que eu estava falando quando eu dizia que jogava lesca melhor do que o Ary Toledo fazia piadas sujas ¬¬.


cai dentro bundão.

O jogo precisava de poucas coisas para sua execução, dois Betes ou tacos, podendo ser desde pedaços de cerca, até metades de cabo e vassoura para os que tinham boa mira como era o meu caso hehehe ; 2 casinhas, geralmente garrafas pet com o fundo cheio de areia; e a bolinha quase sempre uma bolinha de tênis. O campo ideal seria um lugar aberto, plano, e sem casas por perto. Mas como um campo desses não existia por perto o negocio era jogar na rua mesmo=D. Uma casinha era posta no inicio do campo, então contavam-se 20 passos largos para posicionar a próxima casinha, e então era desenhado um circulo em torno de cada casinha. As duas duplas então entravam no campo, uma com os betes e outra com a bolinha Cada jogador da dupla que está com o "bete" fica posicionado em uma casinha, com o taco sempre tocando o chão dentro da circunferência da casinha.

 Quando a bolinha é lançada, os rebatedores têm que obviamente rebater o mais longe possível, juuura??? com isso, alguém da dupla sem os taco tem que pegar a bolinha, dando a disponibilidade para que a dupla com tacos possa trocar de lugar batendo um taco no outro no meio do caminho, cada cruzada de betes valia 1 ponto, o jogo acabava com 10 pontos. A única maneira de se marcar pontos é cruzar os betes, logo a única maneira da dupla da bolinha fazer pontos era pegar os betes, que só podiam fazer em dois casos: quando um deles pegava a bolinha e atirava num integrante da dupla que estava sem o bete no chão dentro da área da casinha “queimando” o infeliz, ou ainda quando eles derrubavam uma casinha com a bolinha sem um bete dentro.


quem ficava com o taco sempre se sentia o Lion dos Thundercats (vide imagem acima)

Como você pode notar esse é um esporte complexo e muito fino que despertava um senso de companheirismo e competição impares, que nos fazia saborear ainda mais a nossa infância. Lembro-me das mais gloriosas lendas de minha cidade, Edinho o menino que conseguiu derrubar uma casinha de um jogo de bets paralelo ao nosso, André o moleque responsável por mais de 12 janelas quebradas incluindo a de alguns automóveis ¬¬ e Juninho o único que conseguiu perder quatro dentes de leite jogando lesca, depois de levar uma tacada na boca, sua mãe nunca mais o deixou jogar com a gente e ele nunca mais deu um sorriso que não fosse torto depois disso. Esse jogo tinha o selo FUCKING AWESOME® de qualidade, quem já jogou sabe do que eu to falando, e quem não jogou, bem eu tenho a teoria de que, quem nunca jogou bets tem uma seria tendência a ouvir bandinhas coloridas, assim como é mostrado no gráfico abaixo:



Deu até vontade de jogar bets alguém topa? Já que o futuro ta me assustando vamos lembrar do passado.

Um comentário:

  1. Se eu não me engano eu e vc haviamos combinado de montar um jogo de bets ano passado, só n lembro mais quem tava na história...

    ResponderExcluir